Para efeito de dimensionamento de estruturas de pavimento, a Pavesys utiliza o modelo de previsão de desempenho mecanístico-empírico que se encontra no programa Pavesys. Este programa leva em consideração as características da mistura asfáltica, espessura e características das camadas de base, sub-base e subleito, temperaturas médias anuais, tráfego atuante, entre outras.
Nos relatórios de projeto serão apresentadas as características dos materiais considerados no dimensionamento, a memória de cálculo, os resultados apresentados pelo programa Pavesys, aplicação de métodos convencionais, drenagem, quantitativos, além de desenhos esquemáticos das seções dimensionadas.
São gerados diferentes cenários a partir de alternativas viáveis e como resultado, nas análises são considerados o custo no ciclo de vida e a evolução de parâmetros no período de análise, tais como: Índice de Serventia dos Pavimentos (PSI); irregularidade longitudinal (QI) e transversal (ATR), trincamento por fadiga (FC2+FC3) e Vida Restante (VR).