Levantamento de Irregularidade (IRI/ATR)
O Índice de Irregularidade Internacional (International Roughness Index – IRI) e Perfil Transversal (ATR) é o somatório das irregularidades do pavimento, em relação a um plano de referência. Estes parâmetros são avaliados a partir de Diagnóstico de Rodovias (VDRs) ou o PaveScan. Estes veículos são equipados com feixes de lasers, acelerômetros e equipamentos de precisão para medição de velocidade, deslocamento e posição (GPS), que coletam dados enviados a um computador portátil, em tempo real, fornecendo perfis longitudinais (QI/IRI) e transversais do pavimento (ATR).
Levantamento de Defeitos de Superfície
Existem várias metodologias normatizadas para avaliação de defeitos de Superfície com revestimento asfáltico: Avaliação Objetiva de defeitos (IGG) – DNIT 006/2003 – PRO, Levantamento Visual Detalhado (LVD) – DNIT 007/2003 e Levantamento Visual Contínuo (LVC) – DNIT 008/2003 – PRO, todas utilizando a terminologia DNIT 005/2003 – TER. Para pavimentos rígidos, é utilizada a normativa DNIT 062/2004 – PRO e terminologia 061/2004 – TER. Para aplicação das metodologias citadas são utilizados veículos VDRs ou PaveScan que contam com Laser e câmeras de alta resolução, medidor de distância de precisão e um sistema de posicionamento global (GPS).
Levantamento Visual Detalhado por varredura (LVD Pavesys)
O Levantamento Visual Detalhado por varredura (LVD Pavesys) é uma metodologia própria elaborada para avaliação detalhada de pavimentos flexíveis e rígidos, através do uso de câmeras de alta resolução acopladas a um veículo e um sistema de posicionamento global (GPS), onde são catalogadas as patologias presentes no pavimento à medida em que se desloca pela rodovia. As patologias presentes no pavimento são identificadas, classificadas por severidade e posicionadas nas faixas de tráfego, obtendo-se assim um maior detalhamento da condição superficial do pavimento.
Levantamento Deflectométrico (FWD/HWD)
O Levantamento Deflectométrico por Impacto é realizado pelos equipamentos FWD/HWD (Falling Weight Deflectometer) e normatizado pelas normas DNER 273 – PRO e ASTM D 4695.
O levantamento consiste em registrar em cada ponto de ensaio a bacia deflectométrica, carga aplicada, temperatura do ar e do pavimento e posição geográfica (GPS). O ensaio consiste em se aplicar carga de impacto a um ponto definido e ler os deslocamentos em vários sensores colocados a distâncias definidas para se obter a linha de deslocamentos. Após leitura, os resultados são enviados a cabine de controle para validação do operador e em seguida à nuvem para processamento dos dados em escritório e geração de relatórios.
Levantamentos de Condição de Aderência Pneu-Pavimento
Estes levantamentos consistem na avaliação da microtextura e macrotextura do pavimento, de forma contínua ou pontual. A Pavesys Engenharia dispõe de equipamentos de levantamento estático/pontual: Mancha de Areia e Pêndulo Britânico e equipamentos para levantamento dinâmico/contínuo, o Grip Tester (microtextura) e MT Laser (macrotextura).
Levantamento de Condição de Pavimento Integrado (PaveScan 3D)
O equipamento PaveScan (Pavement Scanner) faz o escaneamento da superfície do pavimento e gera um inventário de todos os defeitos funcionais, ou seja, trincamentos, afundamentos nas trilhas de roda, degrau entre pista e acostamento, além da irregularidade longitudinal (IRI) e macrotextura.