A Pavesys iniciou projetos envolvendo a segurança viária em 2017, entendendo a importância do tema para o Brasil e o mundo. Certificando-se para realizar análise de segurança viária pela metodologia iRAP, a empresa já avaliou mais de 80 mil quilômetros.
A aplicação da metodologia envolve a avaliação das vias por vídeo registro (survey), codificação dos atributos a partir do vídeo registro, busca das informações de suporte (tráfego, histórico de acidentes, entre outros), classificação por estrelas, priorização de contramedidas e geração de Planos de Investimento em Segurança Viária. Importante destacar que a Pavesys possui software próprio para codificação dos atributos com uso de ferramenta de IA (inteligência artificial) para identificação de elementos.
Os projetos desenvolvidos contam com análise externa de qualidade da codificação em uma amostra representando pelo menos 10% da extensão do levantamento.
O Plano de Investimento é uma importante ferramenta para priorização de contramedidas sistemáticas sugeridas para reduzir significativamente o risco rodoviário em toda a rede considerada. As medidas sugeridas serão avaliadas economicamente para priorizar as especificidades do programa e para indicar o nível de retorno econômico que deve ser obtido. Esses programas são projetados para reduzir o risco relacionado à infraestrutura e, portanto, também levar a melhorias nas classificações de estrelas.
A avaliação econômica é realizada comparando o custo estimado da implementação da contramedida com a economia estimada em custos de acidentes que resultariam da implementação.